O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, começa a dar mostras de que está perdendo a capacidade de se comunicar com o eleitorado brasileiro nas plataformas digitais. A constatação é de um levantamento é de um novo levantamento feito pela Ativa Web, empresa especializada em Big Data e estratégias de comunicação digital, do multimídia Alek Maracajá.
De acordo com o estudo, só numa plataforma de rede social, o Tik Tok, o petista perdeu mais de cinco mil seguidores. Lula também está em baixa nas demais plataformas, a exemplo do Instagram, com redução drástica na taxa de engajamento, o que pode ser um indicativo claro de que a campanha petista parou no tempo e no espaço. “Isso acontece quando se faz o feijão com arroz somente e a consequência é a parda da capacidade de atrair e se comunicar com o internauta/eleitor”, observa Alek Maracajá, CEO da Ativa Web.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera em número de seguidores em todas as plataformas pesquisadas (Instagram, Telegram, Twitter, Facebook e Tik Tok).
Pelos números, Bolsonaro tem 14,5 milhões de usuários no Facebook, contra 4,9 milhões de Lula. No Instagram, os dados apontam Bolsonaro, com 19,9 milhões, em contrapartida a 5,1 milhões atribuídos a presidenciável do PT. Aliás, especificamente nesta rede, a diferença chega a ser 4,7 vezes maior de Jair Bolsonaro sobre Lula.
No Twitter, os números apontam 8,1 milhões para Bolsonaro, contra 3,5 milhões para Lula. No Telegram, a diferença é mais expressiva: Bolsonaro, com 1,3 milhão, enquanto Lula tem apenas 77 mil. Por fim, o TikTok: Bolsonaro (1,6 milhão) versus Lula (176 mil).
“A diferença entre eles, no quesito de seguidores, é realmente notável e não pode ser desprezada”, ilustra Maracajá.
Atualmente, as redes sociais são uma das maiores fontes de entretenimento digital que existe e, por isso, elas reúnem um número muito grande de pessoas. Do ponto de vista eleitoral, o poder de fogo das redes já foi demonstrado na última eleição presidencial de forma marcante e pode voltar a ser decisiva na deste ano.
Confira o Levantamento das redes sociais de Bolsonaro e Lula
Discussion about this post