O governador Ricardo Coutinho e o seu sucessor João Azevedo estão regressando à Paraíba nesta quarta-feira (28), após período ‘sabático’ na Europa para desenho da estrutura do novo governo, trazendo na bagagem a lista com a escalação do ‘time’ que entra em campo a partir de 1º de janeiro de 2019. Os socialistas também aproveitaram os contornos sinuosos da bela cidade de Salamanca, na Espanha, para fechar o quebra-cabeça da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa, por enquanto em suspense desde que Coutinho resolveu mostrar aos deputados quem realmente é o dono da bola e do campo.
O retorno de Ricardo e de João é aguardado com expectativa diante das definições que terão que ser tomadas, tanto em relação ao secretariado do futuro governo, como em relação ao processo de eleição da Mesa da Assembleia Legislativa, na sucessão do atual presidente Gervásio Maia (PSB), que assumirá mandato de deputado federal.
Fontes políticas ligadas ao governador eleito ressaltaram que este período foi importante para um certo isolamento em relação ao assédio por parte de interessados em ocupar cargos de destaque na futura administração. Enquanto os demais governadores e até o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) praticamente fecham suas equipes, Azevedo ainda não sinalizou um nome sequer, a não ser possíveis tendências, a exemplo de Waldson Souza, que deve ter lugar privilegiado na administração estadual, bem como o próprio Luiz Torres, secretário de Comunicação e que está junto dos dois na viagem.
Aliás, por falar em Bolsonaro, conforme registra Nonato Guedes, em Os guedes, uma preocupação por parte dos dois gestores – especialmente de Azevedo, no que tange à consolidação de condições objetivas para a governabilidade em meio a uma conjuntura de incertezas criada pela posse do governo de Jair Bolsonaro e equipe. “Ele está confiante, entretanto, no resultado favorável da articulação entre governadores eleitos do Nordeste, que já unificaram preliminarmente uma pauta a ser submetida ao presidente Jair Bolsonaro, priorizando reivindicações que beneficiem a região em termos de investimentos e continuidade de programas como a transposição das águas do rio São Francisco”, realça a publicação.
Nos bastidores, a informação é que João Azevedo deve começar o anúncio dos nomes de seu governo nos próximos dias. Para tanto, assim como Bolsonaro, utilizará as redes sociais para revelá-los.
Discussion about this post