O Porta Tá Na Área estreou, nesta sexta-feira (13), o programa Resenha da Semana e faz um balanço do principais acontecimentos do cenário político nacional e estadual dos últimos dias. O programa, transmitido ao vivo no Site: tanaarea.com.br, e foi comandado pelo jornalista Ivandro Oliveira e pelo multimídia Alek Maracajá.
CONFIRA OS DESTAQUES DA SEMANA:
1. Tentativa de liberação de Lula
O dia de embates jurídicos terminou com a manutenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba, preso e condenado na Lava Jato a 12 anos e um mês de prisão. A soltura, determinada por volta de meio dia pelo desembargador de plantão, Rogério Favreto, foi revogada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Thompson Flores, que julgou entender que o plantonista era autoridade incompetente para o feito, posto que o habeas corpus seria da lavra do Des. Federal Relator da lide originária João Pedro Gebran Neto.
No decorrer da semana, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, indeferiu liminar em habeas corpus impetrado em favor de Lula. Aliás, a ministra disse que mesmo depois de ter percorrido todas as instâncias do Poder Judiciário, a questão sobre a prisão de Lula tem sido “ressuscitada” por defensores não constituídos do ex-presidente.
Segundo a ministra, a decisão do desembargador plantonista do TRF4 que concedeu a ordem de liberdade com base em suposto fato novo – considerando a condição do paciente como pré-candidato – é “inusitada e teratológica”, uma vez que se mostra em “flagrante desrespeito” à decisão já tomada pelo TRF4, pelo STJ e pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).
2. Resgate dos meninos tailandeses
Doze meninos e técnico de futebol são retirados de caverna na Tailândia após três dias de resgate. Grupo estava preso no local desde 23 de junho. Nesta terça (10), foram resgatados quatro meninos e o técnico, os últimos a serem retirados da caverna Tham Luang, no norte do país.
3. Apoio do PHS a Lucélio, visita de Gleisi Hoffman à Paraíba e encontro de Cássio Cunha Lima e Maranhão – os bastidores da política paraibana.
Bola Cheia e Bola Murcha
Bola cheia: Enivaldo Ribeiro e o PP, partido mais cortejado na Paraíba atualmente.
Bola Murcha: Fake News
Bola Dentro e Bola Fora
Bola Dentro: presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, que desconta do própria salário os dias de folga que tirou para incentivar a seleção croata e que ainda paga do próprio bolso o ingresso para os jogos.
Bola Fora: Querela entre Governo do Estado e UEPB. O governo diz que a UEPB deve mais de R$ 5 milhões à Previdência e a Universidade acusa o governo de passar a mão em R$ 27 milhões da instituição.
Cartão Vermelho e Amarelo
Cartão Vermelho: desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Cartão Amarelo: Imbróglio da Federação Paraibana de Futebol. Clubes articulam destituição de Nosman Barreiro.
Discussion about this post