O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes deferiu o pedido de anotação do novo comando nacional do PHS. Numa reviravolta sensacional o partido chega às portas da janela de transferência partidária unificado. Na Paraíba, o presidente Expedito Leite comemorou a decisão.
Acusado por inúmeros desmandos e denúncias de malversação de dinheiro público, contratos suspeitos, nepotismo, compras fraudulentas, improbidade administrativa e isolado pela perda de sustentação política, Eduardo Machado enfim foi afastado definitivamente da Presidência Nacional do Partido Humanista da Solidariedade (PHS).
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a decisão “interna corporis” do partido e confirmou a decisão da maioria do Diretório Nacional e do Conselho Gestor Nacional que elegeu o deputado federal Marcelo Aro, de Minas Gerais e o paulistano Laércio Benko Lopes para Presidência Nacional e Vice-Presidência, respectivamente, do PHS, dando fim a uma disputa que vinha se arrastando a mais de 08 meses.
Confira o documento:
Marcelo Aro e Laércio Benko tiveram aprovação unânime do Conselho Gestor Nacional, órgão diretivo maior do sigla. A aliança inclui ainda a manutenção do secretário-geral nacional, Luiz França e do tesoureiro nacional Murilo Oliveira, à frente dos mesmos cargos por mais 6 anos.
A disputa no PHS, começou quando Eduardo Machado foi denunciado pelo Conselho Fiscal Nacional que identificou inúmeras contradições internas em suas prestações de contas.
Eduardo foi afastado temporariamente para que fossem apuradas as primeiras denúncias. Insatisfeito com a decisão interna do partido, Eduardo foi a Justiça comum obter uma Liminar que o mantivesse provisoriamente à frente da legenda.
O pedido foi negado em primeira instância, mas ao recorrer ao TJDFT, obteve do Desembargador Josapha Francisco dos Santos uma Liminar que o retornava ao comando do partido.
Em seguida os membros do partido receberam mais 4 novos pedidos de afastamentos, baseados em denúncias diversas, que iam de casos de nepostismo cruzado, acúmulo indevido de salários, até compras irregulares efetuadas em empresas de família e laranjas.
Não satisfeito com o andamento das investigações internas, Eduardo organizou uma reunião em Goiânia e sozinho resolveu “trocar” todos os membros do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética e do Conselho Gestor Nacional, além de expulsar dezenas de dirigentes nacionais e estaduais que queriam apurar as denúncias de desvios do dinheiro público do fundo partidário.
A manobra não deu certo e os membros do partido foram para a Justiça alegando que detinham a maioria esmagadora dos votos e que o desejo da maioria deveria prevalecer.
O Juiz da 22a Vara Civil de Brasília concedeu uma Tutela Antecipada garantindo a maioria dos membros do partido o seu retorno e a nulidade da solitária reunião de Goiânia que expulsou todo mundo.
Eduardo retornou ao TJDFT e conseguiu uma segunda Liminar com o mesmo Desembargador Josapha Francisco dos Santos, cancelando a decisão do Juiz e voltando-o sozinho e isolado para o comando do partido.
A disputa na Justiça cresceu na mesma proporção que a imprensa ia descobrindo novas suspeitas de ilicitudes na administração do PHS.
Até a Polícia Federal e o Ministério Público Federal entraram no meio da confusão ao determinarem o início de investigacão sobre o crescimento patrimonial de Eduardo Machado que a poucos anos atrás sequer declarava imposto de renda (declarava como isento) e que atualmente posta em suas redes sociais uma vida de milionário, com inúmeras propriedades, imóveis, fazendas, carros de luxo e dezenas de viagens internacionais por ano.
No início do mês uma solução foi apresentada como opção para salvação nacional da legenda, a condução do deputado mineiro Marcelo Aro a presidência nacional da sigla.
A iniciativa teve apoio quase que instantâneo dos dois grupos que disputavam o comando. Laércio Benko cedeu em nome da unidade e concordou em assumir a Primeira Vice-Presidência, além de retornar ao comando Estadual do PHS de São Paulo, assim depois de meses o improvável aconteceu, o PHS se uniu.
_____________________________________________
Discussion about this post