Levantamento realizado pelo portal Congresso em Foco, de Brasília, mostra que o paraibano Veneziano Vital (PMDB-PB) é o terceiro deputado federal mais processado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em matéria assinada pela jornalista Isabella Macedo, intitulada ‘Treze deputados acumulam 100 acusações criminais’, o portal brasiliense revela que a bancada dos investigados na Câmara é encabeçada por parlamentares que colecionam de 5 a 18 inquéritos e ações penais.
“Na terceira colocação entre os mais enrolados no STF, o deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) responde a dez procedimentos. A única ação penal está suspensa. Dos nove inquéritos, quatro investigam a prática de crimes de responsabilidade. Ele também é investigado por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção”, diz o Congresso em Foco.
Veneziano foi ouvido pela reportagem e afirmou que os inquéritos são referentes à época em que ele foi prefeito de Campina Grande, entre 2005 e 2012.
“Dos 28 processos abertos no âmbito do STF (desde sua posse na Câmara, em fevereiro de 2015), 19 foram arquivados após extensas investigações realizadas pelas autoridades competentes, sem a comprovação, sequer indiciária, de minha participação na prática de qualquer ato lesivo ou ilícito durante minhas gestões”, ressaltou o deputado.
Veneziano manifesta ainda sua “plena convicção” de que os nove inquéritos remanescentes serão arquivados pelo mesmo motivo: falta de provas.
Congresso em Foco encerra suas referências ao parlamentar paraibano lembrando que ele é irmão do ministro Vital do Rêgo Filho, do Tribunal de Contas da União (TCU).
Discussion about this post