A visita do ex-presidente Lula à Paraíba, agora como presidenciável do PT, reuniu muitos paraibanos e paraibanas, contudo faltou gente de Campina Grande, cidade escolhida para recepcionar o petista, que esteve ao lado do senador Veneziano Vital do Rêgo. ex-prefeito da cidade por duas vezes, pré-candidato ao governo pelo MDB e anfitrião do evento político.
Em relatos de motoristas de ônibus, vans, micro-ônibus e de campinenses, a exemplo do pastor Jáder Medeiros, que começam a pipocar nas redes sociais e em grupos de mensagens por aplicativo, a visita de Lula a uma cidade acostumada a dizer Não ao PT em eleições presidenciais – a última vitória foi em 2010 – mostra que o evento pode até ter sensibilizado pessoas de outros cantos e recantos do rincão tabajara, mas efetivamente não mexeu uma palha sequer com os filhos e filhas da terra que promove o ‘Maior São João do Mundo’.
E se o evento pode ter servido para mostrar que Lula prefere estar ao lado Veneziano Vital do Rêgo e do ex-governador Ricardo Coutinho, que alimenta falsa pretensão de se apresentar como pré-candidato ao Senado, considerando as atuais condições de inelegibilidade perante a Justiça Eleitoral, ao invés do atual governador João Azevêdo (PSB), também mostrou que o senador emedebista perdeu o encanto na terra que governou durante 8 anos e o quanto Campina Grande continua inóspita ao lulopetismo e seus apoiadores locais.
A julgar pelos relatos e o comportamento indiferente da cidade com aquele que pode ter sido o maior evento de campanha de Veneziano Vital do Rego na cidade, decididamente, Campina Grande, em sua ensurdecedora maioria, não deve e nem pretende depositar a confiança de outrora em seu nome na disputa pelo Palácio da Redenção.
Depois de 8 anos de Romero Rodrigues, que sucedeu o próprio Veneziano, imprimindo uma marca indelével de uma excelente gestão que traduziu aspirações do povo campinense em ações e iniciativas concretas, inclusive com gosto de quero mais que o possibilitou emplacar o atual prefeito Bruno Cunha Lima, do PSD, seu sucessor, vitorioso contra o senador emedebista em peleja decidida retubantemente em primeiro turno, não é difícil projetar uma eleição muito difícil para o filho do saudoso tribuno na sua terra natal, inclusive contra os filhos de outras terras.
É aguardar o tempo, mas, por enquanto, vamos aos fatos e os vídeos da passagem de Lula por Campina Grande. Confira clicando aqui e visualizando abaixo:
Discussion about this post