Visando instruir as crianças contra os abusos sexuais, a suplente de deputada federal e presidente da Frente Parlamentar da Educação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereadora Eliza Virgínia (PP), lançou, nesta sexta-feira (21), uma campanha educacional contra a pedofilia em suas redes sociais. “Queremos ensinar as crianças como se proteger, informando aos seus pais ou responsáveis sobre os abusos”, disse a parlamentar.
No vídeo, a vereadora explica, de forma lúdica, quais as partes do corpo podem e que não podem ser tocadas, fazendo a brincadeira do ‘semáforo do toque’. “Queremos que os pequenos saibam que existem partes do seu corpo que é proibido de ser tocado, tanto por desconhecidos como também por pessoas conhecidas, até parentes próximos. Então fizemos um vídeo que fale a linguagem da criança para gerar ainda mais entendimento sobre a pedofilia”, explicou Eliza Virgínia.
Não é de hoje que a parlamentar levanta bandeira contra o abuso sexual, mas em 2010 criou a Lei 11.876/2010 que institui o programa municipal de prevenção e enfrentamento a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes de João Pessoa.
“Estamos lutando contra esse tema durante todos os nossos mandatos, lutando contra essa prática silenciosa, que vem acontecendo dentro das casas e atingindo os que muitas vezes não sabem se defender, como é o caso da menina de 10 anos, que foi abusada por 4 anos pelo próprio tio, ficou grávida, teve que abortar e ninguém percebeu antes. Um absurdo. Onde estavam os responsáveis pela criança? Infelizmente estavam abusando dela. Por isso a criança precisa ser ensinada a se defender”, justificou a vereadora.
Discussion about this post