Uma cerimônia de posse marcada na histórica política de Santa Luzia. Assim foram os atos solenes ocorridos nesta sexta-feira (1), na Câmara Municipal de Santa Luzia (CMSL), que empossaram o prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé (MDB) e o vice-prefeito, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega – Chicão (MDB), ambos reeleitos para o segundo mandato, e os 11 vereadores que atuarão na Casa Dr. Francisco Seráfico da Nóbrega Filho, no quadriênio 2021-2024.
A emoção da cerimônia ficou marcada diante do gesto do vereador Thiago Araújo (MDB), eleito presidente do Poder Legislativo para o primeiro biênio (2021-2022), que deu posse ao pai, o prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé (MDB), algo jamais vivenciado na história política de Santa Luzia.
Os atos ocorreram com público restrito devido à pandemia da Covid-19, mas com transmissão ao vivo para que a população pudesse acompanhar de forma remota. Em seu discurso de posse, o prefeito Zezé enalteceu o trabalho de todos os vereadores eleitos, destacou o apoio recebido pelos suplentes de sua bancada e de correligionários políticos, que favoreceram a concretização do amplo resultado nas urnas.
Na sequência, o chefe do Poder Executivo propôs um pacto de união entre as bancadas parlamentares, de situação e oposição, e de todos os agentes políticos com atuação na cidade, bem como os segmentos sociais, e diversos setores para a superação dos desafios da atualidade, retomada da economia e desenvolvimento de Santa Luzia.
“Esse é o momento em que todos devem descer do palanque e trabalhar pelo município. Quem ama Santa Luzia, não pode deixar de contribuir com o crescimento da cidade. Estamos em momento de instabilidade, gerada pela pandemia da Covid-19, mas o nosso trabalho em favor do desenvolvimento da cidade e dos cidadãos não vai parar. Espero que possamos deixar de lado as diferenças políticas. As pessoas almejam, de maneira urgente, uma solução para os seus problemas e deixaram claro, nas últimas eleições, que não desejam mais os intermináveis conflitos políticos”, discursou.
A SESSÃO SOLENE
A sessão solene foi presidida pelo novo presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, vereador Thiago Araújo. Também foi declarado empossado o presidente do Poder Legislativo para o segundo biênio (2023 a 2024), vereador Netto Lima (MDB). Zezé e Chicão, fizeram o juramento de praxe, prometendo respeitar as leis e exercer o cargo sob a inspiração democrática, em favo do interesse público, da lealdade e da honra.
Em seguida, Thiago Araújo declarou oficialmente empossados os novos prefeito e o vice-prefeito de Santa Luzia. Contudo, em discurso realizado minutos antes, destacou que a relação harmônica entre os poderes legais constituídos será o tom de sua atuação à frente da Câmara Municipal.
“Prometo que esta Casa Legislativa atuará de maneira a contribuir com o desenvolvimento e anseios da população de Santa Luzia. Os desafios que vêm pela frente são grandes. O mundo ainda vive uma pandemia que desencadeou novos problemas por toda parte, inclusive, claro, na nossa cidade. Mas, nós vereadores, estamos aqui para buscar e encontrar as soluções, portanto, vamos cumprir o nosso papel parlamentar, que é isso que o nosso povo tanto espera de nós”, assegurou o novo presidente da CMSL.
NOVA MESA DIRETORA
Antes da solenidade de posse do prefeito e vice-prefeito, foram empossados os 11 vereadores eleitos e realizada, de maneira conjunta, as eleições das novas Mesas Diretoras da Casa Dr. Francisco Seráfico da Nóbrega Filho para os próximos dois biênios (2021-2022 e 2023-2024).
De acordo com a votação, as novas composições das Mesas Diretoras do Poder Legislativo ficaram da seguinte forma:
BIÊNIO 2021-2022:
Presidente: Thiago Araújo (MDB)
1º Vice-presidente: Netto Lima (MDB)
2º Vice-presidente: Galvincio (MDB)
1º Secretário: Flávio Marinho (MDB)
2º Secretário: José Adeildo Tomaz – Hominho (MDB)
BIÊNIO 2021-2022:
Presidente: Netto Lima (MDB)
1º Vice-presidente: Thiago Araújo (MDB)
2º Vice-presidente: José Adeildo Tomaz – Hominho (MDB)
1º Secretário: Galvincio (MDB)
2º Secretário: Flávio Marinho (MDB)
LÍDERES DE BANCADAS:
Também foram escolhidos os líderes das bancadas regimentais.
Bancada de Governo: Professor Félix Júnior (MDB);
Bancada de Oposição: Petrônio Rocha (DEM).
Discussion about this post